domingo, 13 de maio de 2007

Panela de Ferro

Panela de ferro ou panela de barro? Prefiro a de ferro, porque tem mais gosto de comida da casa da mãe. Da minha mãe, da minha avó, da mãe dos meus filhos.
Gosto de frango de panela, de arroz com alho bem fritinho, de feijão com caldo grosso, de comida de fogão de lenha, de tudo que lembra aconchego e sabores da vida. Gosto do cheiro de bife de chapa com muita fumaça na cozinha, onde for que uma panela de ferro ficar esquentando, esquentando, esquentando até que se coloca nela aquele bifão bem temperado e pronto, toda a infância está de volta num só pedacinho bem passado.

Panela de ferro com história de tantas mãos e colheres de pau mexendo sempre para o mesmo lado porque é assim que manda a sabedoria culinária.
E esta, poucos sabem, é sabedoria de vida também.
Quantas vezes estamos vivendo um dilema e mexemos hora para um lado e hora para o outro. Desanda tudo e a culpa é do destino?

E a paciência de que precisamos para cozinhar? Esperar o ponto certo da calda, o tempo de cozimento, esfriar a massa do suflê para depois misturar as claras. Ou então o apressado come cru, murcho, queimado..... E dizem que o tempo é senhor da razão, mas ele também é o senhor da cozinha.

2 comentários:

Thata disse...

tão bonito que até esquentou meu coração ;)
bj!

Anônimo disse...

Oi Mila, que delicia este blog!
Vim aqui pelo site da Thata, fiquei super feliz.
Esta nossa familia com comida eh uma coisa mesmo, deu cinco minutos junto, ta todo mundo em volta da cozinha.
E cozinhar eh tudo! A estoria de adicionar amor parece propaganda de tempero em po, mas estou totalmente convencida de que alem de ervas e condimentos, adicionamos carinho, amor, cuidado, e os pratos nao soh alimentam o corpo como "aquecem o coracao".
Uma especie de bruxaria do bem. Feiticos de amor.
Adorei!
beijos e saudades