segunda-feira, 25 de junho de 2007

TIA JANDA

Tudo que lembro de sua casa lembra festa, comida, gente, aconchego, fogão.
Impossível lembrar da infância sem passar pela sua casa. Sempre cheia de gente, crianças, adultos, idosos. A família enfim.

A porta sempre aberta, a mesa sempre posta. E desde criança eu adorava comer em sua casa. Especialmente porque junto com o arroz e feijão tinha um pote de molhinho vinagrete, que conferia um sabor ainda mais especial a todos os pratos.

Mas tinha todos os Natais da infância também. Naquela sala tão grande onde cabiam todas as nossas travessuras. E nunca a vi se importar com elas. Nem com a bagunça, nem com o muito por fazer para atender a todos os gostos.

Seu sorriso sempre largo, seu abraço sempre aconchegante. Nem sempre tinha razões para sorrir. Mas sua força interior vencia todas as dificuldades que foram se apresentando, uma a uma até sua velhice.

Minha última lembrança sua está parada no dia de seus 80 anos. A casa cheia de crianças, novas crianças que se juntaram na escada para fazer uma foto. Agora os adultos também eram outros e você estava se despedindo sem saber. Do seu jeito, com uma boa festa de família onde todos sempre eram bem-vindos, bem recebidos. Muito amados.

Seu exemplo me marcou para sempre e às vezes até me chamam de jandirinha. Eu sei o quanto estou distante deste mito. Mas se em algo puder seguir o seu exemplo, eu quero sempre representar os mesmos braços abertos para acolher a todos. Com um prato quentinho, um conselho amigo, uma oração poderosa.

E para completar, um Creme de Galinha numa festa de Natal.

CREME DE GALINHA

Ingredientes:
1 galinha inteira ou
2 peitos de frango e 2 coxas e sobre coxas
8 tomates sem pele nem semente picados
2 cebolas picadas
4 dentes de alho amassados

Modo de fazer:
Cozinhe a galinha (ou os pedaços de frango) na água e sal até ficar quase sem caldo.
Em outra panela, faça um refogado com todos os temperos:
Cebola, alho, tomate, pimenta.

Ponha a galinha com o caldo no refogado e cozinhe mais um pouco.
Retire a galinha e desfie.
Coe o caldo.
Misture tudo novamente e engrosse com:
1 l de leite
5 colheres de farinha de trigo
1 colher de manteiga.

Na hora de servir acrescente:
1 lata de creme de leite
1 pimentão verde e 1 vermelho cortados em tiras bem finas e passados na água fervendo.

Acompanha arroz e batata palha.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tia Mila.
Não preciso dizer como fiquei quando li.
Talvez precise dizer que não li no computador aqui de casa e sim no da W/.
Por isso ficou mais estranho um véio de trinta anos com os olhos cheios de lágrima.
Saudade...
Parabéns pelo blog e um beijo enorme.

Anônimo disse...

Mila querida. Amei seu blog, fiquei com lagrimas nos olhos ao ver minha mãe descrita com sua propriedade, OBRIGADA.
Saiba que como a dela minha mesa esta sempre posta mas o misterioso dom de bem receber e transformar um simples cafezinho em um grande evento foi voce que herdou.
Perfeito tambem seu olhar da Tia Lu, sua alegria e disposicaõ, um exemplo- ai saudades!
Agora estou aguardando anciosa que seu blog transfome-se naquele livro.
Beijos Ceminha.

Anônimo disse...

As maiores e melhores lembranças:
1) o queijo derretido depois da aula.
2)o carrinho de sorvete.
3)a festa de natal.(nunca mais a familia foi a mesma coisa ou do memsmo tamnaho, que pena...)
4)o sofa do lado telefone que a gente dormia nas festas.
5)o escritório do tio mané que a gente não podia entrar.
6)o corcel verde na garagem.
.......

mi-re-lla disse...

oi tia Mila, querida...

passei pra dizer que já estou olhando tudo por aqui e com certeza vou virar habituè...

a berinjela que você me dizia é essa ao forno?!?!? hummmm!!! inspiradora!!!!!!
mãos à obra por aqui, depois escrevo para dizer como ficou...

de qualquer forma eu queria mesmo era agradecer bela maravilhosa recepção, como sempre...
vocês são querido demais, e fico cheia de alegria quando tenho o prazer de passar alguns momentos com vocês...

desculpe alguma bagunça (mesmo que estejam acostumados rs)e obrigada por tudo viu?!?!?

amo vcs!!!!!

bjos da filha postiça!

*barbarella* disse...

adorei seu frango e seu blog

a receita tá anotada

beijos

bah (trabalho com a Thata)