sábado, 23 de junho de 2007

TIA LUZIA

Italiana, com grandes olhos verdes e uma imbatível disposição para o trabalho. Foi mãe e pai de seus filhos, porque o marido morreu muito cedo. Foi meio mãe para mim também, que vivia em sua casa, brincando de tudo um pouco. No seu quintal, brinquei muito de fogão e panelinha, foi lá que fiz e comi o meu primeiro arroz, bem papa e com um monte de cebola. Mas com um gosto que nunca mais vai se repetir. Sabor de aventura com infância. De dar água na boca só de lembrar.

Foi tia e amiga. Presente sem saber o quanto em minha vida. Mas tanto que suas duas filhas são e serão para sempre as minhas irmãs.

Talvez tivesse muitos pratos para ensinar. Mas tenho guardada comigo, uma folha de caderno com a receita da Beringela ao Forno, que você passou para a festa do meu aniversário. Escrita em detalhes, com o maior capricho – como aliás era tudo que fazia e assim nos ensinou – e, no final, uma dedicatória:

“ Querida Mila, parabéns e faça bom proveito. Um beijo da tia Luzia.”

No ano seguinte, você morreu no dia do meu aniversário. Mas, todos os anos, quando pego a folhinha toda suja das muitas vezes que fiz a sua beringela, recebo de novo os seus parabéns.

BERINGELA AO FORNO
Ingredientes
5 beringelas cortadas em tiras finas
6 cebolas pequenas cortadas em gomos
2 pimentões ( verde e vermelho) cortados em tiras finas
cheiro verde
3 folhas de louro
1 copo de extrato de tomate de 150 gr.
½ copo de vinagre
1 copo de azeite de oliva
1 colher de sopa de sal
100 gr. de uva passa picada
3 dentes de alho amassados

Modo de fazer
Deixar as beringelas de molho em água e sal, enquanto corta os outros ingredientes. Espremer bem as beringelas e misturar tudo num pirex refratário. Levar ao forno mexendo sempre.

Depois de pronto, acrescentar:
100 gr. de nozes picadas
100 gr. de azeitona preta picada

Nenhum comentário: