sábado, 23 de junho de 2007

DOCES LEMBRANÇAS

Linzertorte: o prato mais esperado de todos os aniversários da Lela, filha da D. Érica e uma de minhas melhores amigas de toda a vida. Sabor da Áustria em noite brasileira. Uma incrível massa de amêndoas com recheio de geléia cuja receita parecia inatingível. Até o dia em que ela me convidou para fazer o famoso doce em sua cozinha. Que dia!

Para começar a D. Érica era para mim uma verdadeira autoridade, em todos os sentidos: mulher forte, dominante, reunia a sabedoria da vida com o saber da cozinha. E como hoje eu sei o quanto esses dois saberes se unem!

Suas casas, que eu freqüentei tantas vezes, um sobrado adorável no Sumaré e a outra no Guarujá estavam sempre limpas e organizadas. Uma referência de lar quando eu morava longe da minha família. Na sua sala de TV havia sempre uma sacola com trabalhos manuais: tecer a lã também é tecer a vida.

Mas aos poucos ela contava uma história e depois outra de tantas passagens nem sempre tão boas. Os alemães, a invasão de seu país, a guerra, servir o exército como enfermeira. A vinda para o Brasil. E ela sempre lembrava que havia só um prego para pendurar as roupas quando chegaram recém casados, ela e o marido para começar uma vida nova num país estranho.

A realidade agora era outra, mas as dificuldades não ficaram só no passado. E ela enfrentou com força e coragem a doença do marido, a viuvez, a perda de netos, de um filho. Quantas perdas! Mas a coragem era a mesma. Sempre arrumada, sempre disposta a fazer uma caminhada ou uma viagem, um bolo para os netos, um tricô para alguém. Sua energia parece interminável.

Como um filme essa imagens passaram por mim agora, quando tentei voltar para aquela cozinha da casa do Sumaré, onde aprendi a fazer a Lintser Torte. A cozinha tinha uma incrível ordem de todas as coisas e esta foi a minha primeira lição. A outra: usar manteiga quando a receita pedir manteiga, mas quando não tiver amêndoas pode substituir por castanha de caju. Também me pareceu uma outra lição: use bons ingredientes, mas aprenda a ter flexibilidade para fazer o prato que você quer.

Muitas outras receitas vieram depois. O segredo do Apfelstrudel é ralar a maçã e deixar escorrer o caldo. E as geléias do café da manhã podem ter o sabor doce e amargo da laranja. Tudo feito por ela, com o carinho e capricho que só as mulheres sábias podem ter.

E neste dia em que comemoramos os seus 80 anos eu posso dizer que a melhor lembrança de toda a nossa amizade é sempre doce, como a Lintser Torte, o Apfelstrudel e as geléias de laranja e damasco.

D Érica: quando conheci a Lela eu ganhei duas amigas. Obrigada por suas receitas de vida. Com carinho. Mila

LINZERTORTE

Ingredientes

150 gr de farinha de trigo
250 gr de açúcar
250 gr de manteiga
250 gr de amêndoa sem casca moída.
1 colher de chá de cravo moído ( junto com a amêndoa)
1 colher de chá de canela em pó
1 ovo
1 colher de chá de pó Royal

Recheio
1 vidro de geléia de Framboeza

Fazer uma farofa uniforme com os ingredientes secos, acrescentar a manteiga e o ovo.
Forrar uma forma de fundo falso com metade da massa.
Passar uma camada de geléia.
Fazer uma trança grossa com a outra parte de massa sobre a geléia e na volta da assadeira.
Preencher os vãos da trança com o restante da geléia.

Assar em forno fraco.
Pode ser congelada.

Nenhum comentário: