quarta-feira, 13 de maio de 2015

XAROPE DE ERVAS




Depois de duas semanas de gripe e tosse, tomando remédios homeopáticos, chás, canja com inhame etcetera e tal, minha amiga Emma se ofereceu para trazer folhas de Guaco para fazer seu famoso xarope de ervas. Ela me deu a receita faz tempo, já preparei várias vezes, curou tanta gente e eu tinha esquecido dos seus poderes. Quase mágicos diria. Fiz, tomei quentinho ainda. Dormi. Sarei. Acordei com vontade de escrever.

Gosto de pensar que sou uma bruxa do bem. Como num sonho, lembrança de outras vidas ou planos de futuro, me vejo morando em uma casa dentro do tronco de uma árvore. A entrada é um jardim encantado. As flores se penduram nas janelas. O vento traz o aroma dos campos. Campos de lavanda. A porta fica sempre aberta. Não existe perigo, só bênçãos.

Tenho cabelos brancos, uso avental e vivo em uma enorme cozinha. Nas prateleiras  os vidros têm etiquetas de todas as ervas. As que eu plantei, colhi, sequei ou ganhei de visitantes inesperados.  Mesmo sabendo que são todos esperados há tempos. Preparo poções mágicas de cura. Somos feitos de barro, o que vem dele há de curar.

Algumas prateleiras têm vidros com letrinhas. Gosto de fazer poções com elas também. Deus criou o mundo com as palavras, se realmente somos feitos à sua imagem e semelhança podemos criar com elas. E muito. Agora mesmo estou tentando.

Assim, entre ervas e letrinhas eu durmo às vezes sonhando que sou bruxa e acordo com a certeza de que já fui. Ou serei.

E se você quiser tentar essa receitinha milagrosa para tosse e gripe, basta preparar com intenção de cura. Sempre rende três vidros pequenos. Fico com um e reservo os outros para quem precisar.

XAROPE DE ERVAS DA EMMA

I xícara de chá de guaco (só as folhas)
1 colher de sopa de manjericão
1 colher de sopa de manjerona
1 colher de sopa de folhas de laranjeira
1 colher de sopa de agrião
1 colher de sopa de gengibre
1 colher de chá de cravo e 1 de canela em pó
2 copos de açúcar. 

Dourar o açúcar junto com as ervas. Quando estiver formando a calda  acrescentar 1 litro e mais 1 copo de água quente. Colocar a água com cuidado porque a calda ferve. Deixar ferver até engrossar.
Tirar do fogo, coar e acrescentar 1 vidro de mel.
Se for guardar por mais tempo, colocar na geladeira.




Nenhum comentário: