sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

OS PRATOS DO NOSSO NATAL


No primeiro Natal que passei longe da minha família e resolvi preparar um peru foi um desastre. Até então eu era sempre a feliz convidada das festas da casa da tia Janda, da vó, da mãe.  Não tinha a menor idéia de como preparar uma ceia, mas queria comemorar o primeiro Natal da minha própria casa. Comprei um peru temperado e congelado, que por sorte já vinha com o apito para avisar que estava pronto,  e achei que tinha feito a festa.

Que festa! Coloquei o peru ainda congelado para assar e quando o apito soltou como previsto, servi minha ceia com a carne mais dura e vergonhosa que alguém poderia apresentar.  Um Natal inesquecível cujo vexame jamais se repetiria.

Logo depois, resolvi que aprenderia a cozinhar. Nada é impossível para quem tem uma boa receita em mãos e assim, peguei uma revista Claudia Cozinha especial de Natal, que até hoje me acompanha todos os finais de ano e lá fui eu preparar o agora famoso Peru com Erva Doce. E como na capa tinha um lindo bolo e desgraça pouca é bobagem eu me propus a preparar os dois pratos.

Que surpresa ver que o peru ficou uma delícia com seu recheio suave e o bolo igualzinho ao da capa. Agora eu sabia cozinhar e tanto o bolo quanto o peru passaram a ser uma tradição no Natal da família, juntamente com o lombo recheado com ameixas.

No primeiro Natal que o Felipe, meu filho,  passou longe de casa, porque estava estudando na Espanha com dois amigos, ligou me pedindo a receita do nosso famoso peru,  porque podia sim passar as festas longe da família, mas teria que manter  a tradição. E então, preparou o prato para os amigos, trocando a erva doce por salsão e disse que ficou igualzinho ao meu.

É assim, alguns pratos saem das revistas para as nossas mesas e conquistam nossos corações levando o sabor da casa da mãe até um apartamento de estudantes do outro lado do mundo. Porque comida é mais que um prato, é a alma da gente.


                        Uma mesa de Natal na Espanha! 
                        E o gostinho do  Natal da família.

PERU RECHEADO COM PRESUNTO E ERVA DOCE

TEMPERO
1 peru de 5 k
3 dentes de alho
1 cebola grande
1 colher de sopa de sal
2 colheres de chá de pimenta do reino
1 xícara de água
1/2 xícara de vinagre

Bata todos os temperos no liquidificador e deixe o peru de molho para pegar sabor

RECHEIO
240 g (1 xícara) de manteiga ou margarina
750 g de presunto bem picado ( ou passado no processador)
1/2 k de cebolas picadas
750 g de erva doce cortadas em fatias bem finas
250 g de champignons em fatias finas
400 g de pão francês amanhecido e cortado em cubinhos
miúdos do peru picados
1 ovo
1 colher de chá de alecrim
sal e pimenta a gosto

. Derreta a manteiga , junte o presunto e a cebola e frite mexendo por 8 minutos. Adicione a erva-doce e frite mexendo por mais 8 minutos. Junte os champignons e misture cuidadosamente. Junte todos os ingredientes restantes e mexa cuidadosamente. Retire da panela, deixe esfriar e leve à geladeira antes de usar. Recheie o peru.
Se sobrar recheio asse em separado num pirex.
. Coloque o peru em uma assadeira, pincele toda a superfície com manteiga ou azeite, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno pré aquecido (200º) POR 3 A 4 HORAS. Retire o papel e deixe dourar.

Rende 20 porções.

TENDER COM ABACAXI

1 presunto tenro de 5 k
1 xícara de suco de abacaxi
1 xícara de vinho branco seco
5 colheres de sopa de Karo
3 colheres de sopa de mostarda

Retire  o couro do presunto e um pouco da gordura se houver.
Fala quadriculados com uma faca,  colocando cravos no encontro das linhas.
Cubra com a calda de suco com o vinho,  reservando uma parte para molhar enquanto assa.
Coloque em uma assadeira e leve ao forno moderado (180º). Asse calculando 30 minutos por kilo. Molhe de vez em quando com a calda.

Caso doure muito cubra com papel alumínio.

Uma hora antes de terminar o tempo de forno, cubra o tender  com  a mistura de Karo com mostarda,  aumente o forno para 250º  e devolva até terminar o tempo de forno e dourar.

Sirva com abacaxi  e pêssegos em calda, enfeitados com ameixa preta e cerejas.

LOMBO ASSADO COM AMEIXAS

Ingredientes
2 lombos de aproximadamente 2k cada

Para o recheio:
500 g de bacon picado
2 colhers de óleo
600 g de ameixas pretas sem caroço picadas

Para o tempero:
10 dentes de alho amassados
2 xícaras de vinagre
2 xícaras de água
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa pimenta do reino
4 folhas de louro esmigalhadas

Frite o bacon no óleo até dourar e derreter toda a gordura, mexendo de vez em quando. Escorra e reserve a gordura. Junte os pedaços de bacon com a ameixa e misture bem

Faça um furo no centro de cada pedaço de lombo para colocar o recheio de ameixa e bacon e feche com palitos as extremidades.

Misture bem todos os ingredientes do tempero coma gordura da fritura do bacon e derrame por cima da carne. Para facilitar a penetração do tempero faça alguns furos. Cubra e leve á geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte, coloque em uma assadeira,  cubra com papel alumínio e leve ao forno  ( 200º )  preaquecido.  Asse por 1 hora e 30 minutos, regando de vez em quando com o molho da assadeira. Depois, retire o papel e continue assando por mais 40 minutos, até dourar.

Escorra o molho da assadeira, coe e sirva à parte.

Acompanhe com arroz, farofa e purê de maçãs.

Rende 30 porções.

PURÊ DE MAÇÃ


Ingredientes
2 k de maçã vermelha pequena
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de mostarda
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de sal

Modo de fazer
Descasque as maçãs, retire as sementes, corte-as em pedaços e coloque em uma panela média. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até as maçãs ficarem macias. Se o caldo secar,a crescente um pouco de água para não grudar no fundo da panela. Retire do fogo e amasse as maçãs com um garfo até formar o purê. 

Nenhum comentário: