domingo, 23 de maio de 2010

PIZZA DA VÓ



Finalmente posso dizer que aprendi a fazer a famosa "pizza da vó" com a mesma perfeição da minha mãe,  da Tia Vanda, vó Emília e sua irmã Tia Amélia e quem sabe quantas outras avós. Lembrei da última tentativa que foi quase perfeita e não saiu melhor porque aconteceu junto com toda a emoção da despedida da Thaís, indo morar em Portugal e então fizemos uma maratona de matar todas as vontades de comidas. Lembrei da cartinha que escrevi para ela e que, como todas as histórias da família, envolve as nossas receitas:

Thais
“Enquanto fazia a pizza fiquei pensando que sabor eu quero que você leve em seu coração.  Sabor da Itália, da casa da vó, da minha, da sua. E com este sabor toda a força e energia das mulheres que sabem a alquimia de transformar comida em alimento para a alma.
Pensei também no dia que você  nasceu, como foi bom encostar o meu rosto no seu e esse encontro permanece para sempre gravado em nossos corações.
Então, quando bater a saudade, lembre da pizza da vó (e da mãe), do seu rostinho colado no meu e pense que as estrelas no céu brilham umas para as outras e todas para nós. Então você saberá sempre que o tempo e a distância não existem no espaço maior onde Deus nos uniu. E se as coisas ficarem difíceis em algum momento, não olhe para o problema, olhe para dentro de você. Ali estão todos os sonhos que você tem a seguir e todos os caminhos que Deus preparou para você e eu estou abençoando sempre com meu amor e minhas preces.”

PIZZA ITALIANA DA VÓ
Massa
1 copo de leite morno
2 tabletes de fermento (30 gramas)
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de chá rasa de açúcar
1 copo de água
1 colher de sobremesa de sal
½ k de farinha
2 ovos inteiros
½ xícara de óleo

Desmanchar o fermento no leite morno, com a pitada de açúcar e sal.
Colocar a farinha em uma vasilha funda, abrir um buraco na farinha e no centro colocar, o óleo, os ovos, a água e o sal e o fermento desmanchado. Misturar lentamente até

Untar com óleo uma assadeira retangular média ou redonda.
Para espalhar a massa na assadeira molhe as mãos na água para não grudar, porque a massa que fica muito mole. Cobrir metade da massa com os tomates e metade com o alho.

Deixar crescer até dobrar de tamanho. Para testar se a massa cresceu colocar uma bolinha da massa em um copo com água, quando a bolinha subir está boa. 

Assar em forno médio.

Coberturas tradicionais:
 De tomate: 1 tomate caqui fatiado. Temperar com azeite, sal, orégano e alho picado.
 Alho e óleo: 4 dentes de alho picados. Temperar com sal, azeite e orégano.
Outras coberturas:  se quiser uma pizza mais sofisticada e leve cubra só com alecrim. Ou misture cebola, alho e tomate picados, temperando com azeite e  manjericão.
Para ter um sabor mais forte acrescente aliche  na cobertura de tomates.



Um comentário:

Daniel Souza disse...

Oi Mila..
vou testar a pizza da vovó

;)

Daniel