sexta-feira, 13 de maio de 2011

Forminhas de Petit Gateau



Porque o dia das mães é e será sempre todos os dias em que eu estiver com meus filhos, ontem teve jantinha pra comemorar. Na verdade, uma desculpa pra fazer o que mais gostamos, uma comidinha boa, um brinde com vinho e o prazer da boa companhia.  Juntar todo mundo é tão raro agora  e por isso tão valioso para todos nós.

No cardápio, tivemos massa caseira com molho de alcachofras e azeitonas pretas e  de sobremesa o famoso Petit Gateau da Thais . E então, quando os docinhos  vieram quentes para a mesa, eu lembrei  de quando  ela mudou para Portugal e arrumamos as antigas forminhas na  bagagem.  E a emoção chegou silenciosa, com  o aperto no coração da despedida  há três anos atrás e  eu agradeci  porque o tempo passou correndo e trouxe todos de volta para a mesma  mesa.

E aqui vai a receita da minha pequena doceira,  menina de alma grande que bilha sempre como uma estrelinha na minha vida.

Petit  Gateau 

Ingredientes
100 g de manteiga
120 g de chocolate amargo
2 ovos inteiros
2 gemas
¼ de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de fazer
Derreta o chocolate no microondas ou banho Maria. Junte a manteiga mexendo até que fique homogêneo,  liso e brilhante. Em outra vasilha bata os ovos e o açúcar até que os ingredientes fiquem incorporados. Despeje o chocolate e mexa. Misture suavemente a farinha de trigo. Unte 12  forminhas rasas, ou 6 maiores, com manteiga e farinha e asse em forno pré-aquecido  a 250 graus por 7 a 10’. Não pode deixar mais que isso.
Sirva com sorvete de creme e calda de chocolate para decorar.
Em 15 minutos você prepara tudo  e serve  e esta é a mágica da cozinha fácil.

Nenhum comentário: