segunda-feira, 7 de setembro de 2015

POTINHOS DE AMOR COM GOSTO DE GELEIA



O pé está carregado de amoras, antes que chova e o vento derrube todas, apanhei as que pude alcançar. As mais lindas estão no alto, essas ficarão para os passarinhos. Afinal foi também para eles que plantei frutas no quintal. 

Algumas vezes tenho companhia para a colheita, meus filhos mais altos alcançam todas. E o tempo das amoras é quase um tempo de festa porque eles adoram. Mas hoje eles estão longe e as amoras lindas. Vou fazer geléia.  Ou melhor, elas já estão no fogo espalhando um cheiro bom de frutas vermelhas pela casa.

Mais uma vez eu penso em como a natureza é sabia nas suas lições. E a cozinha idem. Basta plantar e você terá o que colher.  Se tiver companhia para saborear suas frutas pode ser muito bom. Se não tiver, invente o que fazer com elas. Doces, compotas geléias. 

Colocar numa cesta e distribuir.  Há muito o que fazer com o que temos e não apenas com as frutas. Amor especialmente. Enquanto você fica parado esperando um abraço que não chega, pode muito bem oferecer o seu abraço para alguém. O meu abraço de hoje é uma bacia de amoras virando geléia. Quando ficar pronta cada filho receberá um potinho, feito de amor e saudade. Com gosto de casa de mãe.

GELEIA DE AMORA
1 e ½ xícara de amoras
1 xícara de açúcar cristal ou Demerara
1 talo de maçã com semente e tudo
½ limão espremido para fixar a pectina da maçã.
Coloque tudo no fogo baixo por 40’ pelo menos.
Desligue antes de secar porque a consistência de geléia aparece quando esfria.

Depois que esfriar distribua em potes esterilizados.

Nenhum comentário: