segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SOPA DO BETO



O caldo já está no fogo e o aroma invade toda a casa, quem sabe se espalha pela rua e vai trazendo inesperados convidados. Como acontece sempre que meu irmão Beto faz a sua sopa inventada.  Mas hoje ele está longe, é seu aniversário e esta é minha homenagem à distancia. Como tem que ser o que se refere às pessoas de alma cigana que nunca param em lugar algum porque seu destino é seguir as malas e os sonhos.

Logo ele volta cheio de aventuras para contar, histórias tão ricas de detalhes quanto insólitas, que todos ouvem quase que paralisados pela narrativa. Lembro das crianças pequenas ouvindo uma certa história do tamanduá que vinha para o abraço no meio do mato e ele ali na frente pensando no que fazer. As crianças foram pegando cadeiras e sentando umas atrás das outras num auditório improvisado na casa da vó. 

Não basta viajar pelo mundo, também adora viajar para o passado. Talvez por isso colecione tantas quinquilharias que dariam para abrir um antiquário de  tudo um pouco. Para mim, que nunca lembro nem o que comi  no almoço, gente que tem essa memória ativa chega a ser irritante. Fomos crianças juntos, o que não aconteceu com meus outros dois irmãos também tão queridos e amados. Mas ele se lembra de tantos fatos que eu penso até que não vivemos a mesma vida. Irritante é que minha mãe também lembra tudo e passeiam os dois pelas ruas de antigamente, falando de cada casa, vizinho e suas histórias com se estivesse acontecendo agora.

E quando eu me espanto com tanta lembrança tão viva ele fala que eu não lembro mais porque tingi o cabelo de loiro. Coisas de irmão, que só acontecem entre irmãos e fazem com que  a gente sinta tanta saudade  que resolve fazer uma sopinha pra esquentar o coração.


A famosa sopa
Receita que eu consegui olhando fazer e fazendo tantas vezes até acertar mais ou menos o ponto porque igual nunca fica.

Ingredientes
2 peitos de frango inteiros
Refogar no azeite e acrescentar:
4 alhos porós picados
2 cebolas raladas
8 alhos inteiros
½ pimentão vermelho em tiras finas
2 cenouras raladas
3 litros de água
2 caldos de galinha ou de legumes


Cozinhar tudo junto, desfiar o frango e devolver  na panela com
2 batatas raladas para engrossar.
Temperar com sal, tomilho fresco, curry e páprica picante.

Reservar  metade do caldo para a próxima sopinha porque rende muito.

Acrescentar 1 pacote de macarrão já cozido em água com uma cebola em fatias grossas, louro e páprica.

A massa pode ser  Pacotini de quatro queijos ou de ricota  e ervas finas da Frescarini. Ou se quiser ser light e chic pode ser capeletti de massa integral com
recheio de ricota do santa Luzia.  Mas pode ser mais simples com gravatinha, argolinha, ou o macarrão que você tiver em casa porque a diferença toda está no caldo.
Servir com queijo parmesão ralado e convidar a família toda pra comer junto porque é assim que a gente vive mais feliz.



Nenhum comentário: