terça-feira, 29 de maio de 2007

Para aquecer o corpo e o coração

A noite está fria, muito fria e temos uma sopa quentinha esperando no fogão. Mas comer fruta gelada de sobremesa não dá certo. Então, pensei na solução rápida: peras ao vinho. A calda engrossou enquanto tomamos a sopa e a pera ficou ótima. Ontem comemos maçã com açúcar e canela que ficou pronta em menos de 2' no microondas. Quer experimentar? É mais fácil que brigadeiro de criança!

Aqui você vai encontrar sempre uma receita fácil, sem requintes de gourmet, mas com todos os raros requintes do coração. Os que eu descobri ao fazer comida para quem eu amo, ou as comidas das pessoas que me amam e sempre fizeram pratos especiais para mim. Receitas secretas das tias, das avós, da mãe, das mães das amigas e as minhas - todas copiadas de livros e revistas, para agradar o marido, os filhos, os irmãos, os sobrinhos, os amigos, a família toda e quem mais quiser participar desta experiência enriquecedora que é cozinhar por amor a alguém.

PERAS AO VINHO


Ingredientes:
4 pêras
3 cravos-da-índia
8 colheres de sopa rasas de açúcar
canela em rama casca de limão cortada bem fina
1/2 garrafa de vinho tinto de boa qualidade
1 copo de água

Modo de Preparo:
Leve as pêras descascadas ao fogo com a água, o vinho, o açúcar, os cravos-da-índia, a canela e a casca de limão. Deixe ferver em panela tampada até a calda engrossar.
Sirva quente com sorvete de creme e enfeite com ramos de hortelã.
Ou sirva só as peras bem quentes nas noites bem frias.
Se quiser pode cortar as peras em 4 partes para que todas fiquem submersas na calda.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Compartilhar

Estou adorando esta experiência de blogueira. É como testar uma receita nova. E o melhor de tudo é que tenho convidados e eles deixam suas mensagens amorosas. Quando li as primeiras, fiquei me sentindo como se todos estivessem na minha mesa da varanda, compartilhando uma refeição muito especial. Voltem sempre, tenho sempre uma comidinha boa esperando sua visita...

segunda-feira, 14 de maio de 2007

SOPA CREME DE MANDIOQUINHA

INGREDIENTES
1 k de mandioquinha
1 litro de água
1 tablete de caldo de galinha
1 tablete de caldo de legumes
1 dente de alho bem picado
salsa picada
1 colher de chá de sal

MODO DE FAZER
Corte e descasque a mandioquinha e cozinhe na água com os caldos até dissolver. Se ficar muito espessa, acrescentar mais água quente aos poucos.
Frite o alho picado no azeite até dourar. Tire do fogo, junte a mandioquinha e acrescente um pouco de sal.

Na hora de servir decore com salsa picada ou com rodelas de alho poró.
SOPA CREME DE ABOBRINHA

1 colher de sopa de margarina
1 alho poro em fatias ( 100 gr)
500 gr de abobrinha cortada em pedaços com casca
1 xícara de folhas de agrião sem o talo
2 xícaras de caldo de legumes ( 2 tabletes dissolvidos na água)
sal a gosto

Em uma panela com a margarina refogue rapidamente o alho porro e a abobrinha. Junte o caldo de legumes e o agrião e tempere com sal. Tampe a panela e ferva por 7 segundos. Espere a mistura esfriar e bata no liquidificador até obter um creme. Devolva na panela e só esquente na hora de servir.

Para acompanhar na hora de servir, em potinhos separados:
. croutons
. 1 xícara de galhos de agrião
. 1 tomate sem pele e sem semente picado
SOPA DE ALHO PORÓ E BATATA

Ingredientes
2 colheres de sopa de margarina
4 alhos porós – cortados ao meio e em fatias finas
½ xícara de cebola picada
2 colheres de sopa de farinha de trigo
½ k de batatas raladas
2 xícaras de água fervente
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de noz moscada
3 xícaras de leite quente
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de fazer
Derreta a margarina, junte o alho poró, a cebola e a farinha de trigo. Cozinhe mexendo até que tudo esteja macio. Acrescente a batata, a água e o sal. Aqueça em fogo médio até levantar fervura. Tampe e cozinhe até a batata ficar macia. Adicione o leite quente e mexa até engrossar. Tempere com a noz moscada e acrescente o queijo ralado mexendo sem parar. Sirva a seguir.
SOPA CREME DE ASPARGOS

Ingredientes:
2 vidros de aspargos
1 cebola grande ralada
2 batatas grandes raladas
2 colheres de sopa de margarina
4 colheres de sopa de farinha de trigo
2 litros de caldo de galinha
1 copo de leite desnatado


Doure a farinha na margarina, junte a cebola ralada e refogue. Adicione 1 copo de água e o caldo de galinha e as batatas. Ferva até cozinhar a batata. Junte metade dos aspargos e passe tudo no liquidificador.
Tempere com sal e 1 colher de chá de noz moscada, acrescente o aspargo restante e o leite. Mexa bem até engrossar e sirva.

Para começar

Nem pense que eu sou chefe de cozinha ou daquelas cozinherias que enfrentam o fogão só com a sabedoria e o avental. Na verdade eu sou de uma espécie diferente: cozinheira de livro de receitas. E desde ontem blogueira de um tema que surpreende a todos: comida.
Só porque eu quero dividir minhas histórias e minhas receitas e este foi o caminho mais rápido que encontrei para compartilhar minhas experiências culinárias.
Para começar, minhas primeiras tentativas foram um desastre: quebrar um simples ovo era a aventura de esmagar uns dois ou três primeiro.
Mas, um dia os filhos chegam, a gente tem que receber os amigos do marido, fazer a primeira festa de Natal em casa e então só tem uma saída: aprender.
Fácil assim, abrir um livro de receitas, seguir passo a passo o modo de fazer. E pronto, agora é só comer.
Quer experimentar?
É sopa.

domingo, 13 de maio de 2007

Panela de Ferro

Panela de ferro ou panela de barro? Prefiro a de ferro, porque tem mais gosto de comida da casa da mãe. Da minha mãe, da minha avó, da mãe dos meus filhos.
Gosto de frango de panela, de arroz com alho bem fritinho, de feijão com caldo grosso, de comida de fogão de lenha, de tudo que lembra aconchego e sabores da vida. Gosto do cheiro de bife de chapa com muita fumaça na cozinha, onde for que uma panela de ferro ficar esquentando, esquentando, esquentando até que se coloca nela aquele bifão bem temperado e pronto, toda a infância está de volta num só pedacinho bem passado.

Panela de ferro com história de tantas mãos e colheres de pau mexendo sempre para o mesmo lado porque é assim que manda a sabedoria culinária.
E esta, poucos sabem, é sabedoria de vida também.
Quantas vezes estamos vivendo um dilema e mexemos hora para um lado e hora para o outro. Desanda tudo e a culpa é do destino?

E a paciência de que precisamos para cozinhar? Esperar o ponto certo da calda, o tempo de cozimento, esfriar a massa do suflê para depois misturar as claras. Ou então o apressado come cru, murcho, queimado..... E dizem que o tempo é senhor da razão, mas ele também é o senhor da cozinha.